QUEM SOMOS

A Pastoral do Menor de Alagoinhas é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 01/11/1985 pelo Pe. Freddy Goven. A entidade nasceu no seu coração no dia 05 de setembro de 1979 quando Ricardo, um menino abandonado, foi encontrado por ele numa praça da cidade em estado precário de saúde e total apatia. Diante do quadro alarmante, foi levado pelo Padre para o pronto-socorro, onde veio a falecer. O diagnóstico? Subnutrição acentuada e profunda fraqueza generalizada. O fato o marcou de tal forma que jurou fazer tudo que fosse possível para que fosse a última vez que viveria aquela cena. E assim, a partir daquele momento nos grupos de jovens e como assessor da Pastoral da Juventude, passou a divulgar o acontecimento, fazendo ser conhecida a sua proposta em todos os encontros de jovens na cidade de Alagoinhas, no estado da Bahia e adjacências.

A partir dessa época surge um grupo sólido de apoio e amparo aos jovens em situação de vulnerabilidade. Os primeiros cuidados foram direcionados aos meninos de rua. Durante 4 meses este grupo, reunido onde hoje funciona a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Praça Santa Izabel, cidade de Alagoinhas, dedicou-se a pensar estratégias de enfrentamento das condições sociais enfrentadas pelos jovens, buscando alternativas para minimizar o sofrimento destes.

Passados alguns meses, o Pe. Casemiro da Paróquia Santo Antônio cedeu as dependências da Casa do Encontro para reuniões e momentos de acolhimento durante às segundas, quartas e sextas-feiras. Durante os dois primeiros anos, o grupo trabalhou com 20 meninos abandonados. Vale ressaltar, a participação nessa história do ex-prefeito Judélio Carmo que cedeu o 1º espaço físico para o funcionamento da Pastoral do Menor de Alagoinhas, no Estádio Carneirão.

Ao longo dos seus 34 anos de existência, a instituição já atendeu mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 0 a 21 anos, além dos seus familiares, promovendo o resgate da dignidade e da autoestima da população em situação de risco e vulnerabilidade social, apostando na educação como meio eficaz na promoção efetiva da inclusão social.

Como consequência da Campanha da Fraternidade de 1987, que teve como lema: “Quem acolhe o menor a mim acolhe”, o Sr. Nipú Caldas Filho, ex-proprietário da concessionaria Ford doou a propriedade dele na BR 101 à entidade que mudou a sua sede para este espaço, localizado ao lado da Polícia Rodoviária Federal.

Atualmente, a composição da diretoria é formada por: Presidente e Vice-Presidente (eleitos dentro do Conselho de Sócios) formado por pessoas da sociedade local engajados na causa da criança e do adolescente que, voluntariamente, se dispõem a dar sua contribuição. No quadro da equipe técnica da entidade temos 40 funcionários, 08 voluntários e 05 pessoas cedidas pela Secretaria Municipal de Educação de Alagoinhas.

Projetos socioeducativos: Arca de Noé, Arte pela Vida, Jovem Aprendiz, Conviver e um programa Abrigo Provisório Semente do Amor.

Logomarca institucional da PAMA: