Diferenciando gestos de carinho de comportamentos abusivos de forma lúdica e simples, as cartilhas informativas “Eu Me Protejo”, foram lançadas pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE BA), em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação (SESAU), nesta sexta-feira (18), no auditório da Pastoral do Menor. Também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos para a divulgação do material.
A cartilha tem o público infantil como alvo e aborda aspectos como a consciência corporal das crianças, o papel do consentimento, a importância de estabelecer limites na convivência com conhecidos e desconhecidos, e como e onde buscar ajuda se algo estiver errado. A iniciativa recorre a ilustrações e linguagem simples e acessível para abordar exemplos sobre o que é adequado ou não em momentos rotineiros como a hora do banho, a troca de roupa ou a ida ao banheiro.

“Essa é uma ação muito importante para o município. É angustiante, para nós da gestão, receber as informações que chegam em nossas escolas e esse termo que foi assinado hoje nos traz a condição de atuar e de que estamos no caminho de cumprir o nosso dever. Vamos atuar firmemente e levar para além das escolas essa iniciativa. A secretaria celebra esse momento e nós temos que agradecer”, destacou o secretário de Educação, Gustavo Carmo.

A Defensora Geral do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio, informou que essa é uma iniciativa que irá ajudar a disseminar informações sobre as violências. “Essas iniciativas certamente deixam a todos nós aqui muito felizes, certos de que estamos no caminho adequado de resolução dos nossos problemas históricos. Estamos aqui cumprindo o nosso dever e mostrando, semeando e fazendo a boa semeadura para que situações de violência racial e abuso infantil, e certamente essas gerações que estão presentes aqui que vão disseminar o conhecimento dessa cartilha”, explicou.

O livreto também apresenta o trabalho da Defensoria Pública e reforça o papel da instituição como instrumento para a educação em direitos, de forma a prevenir episódios de abuso e violência na infância.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Roberto Torres; a deputada estadual Ludmila Fiscina; o vereador Anselmo Bal; a comandante da Guarda Municipal Silvania Soares; o presidente da Associação Quilombola da Comunidade Cangula Orlando Filho; o coordenador de Políticas de Primo de Igualdade Leandro Sans.

Confira as imagens:

Fonte: (Fotos Roberto Fonseca) / SECOM